Quando Jesus estava ensinando Seus discípulos, Ele disse muitas coisas que eles não entenderam completamente na época. Conforme Jesus continuou Seu ministério e quando ele foi crucificado, Seus discípulos começaram a entender mais.
Jesus os advertiu que eles seriam enviados como ovelhas no meio de lobos. E assim, quando seguissem seu caminho, precisariam ser sábios como as serpentes, mas inocentes como as pombas.
Jesus sabia que seus discípulos enfrentariam oposição ao compartilhar as boas novas, assim como Jesus experimentou em Seu próprio ministério. Muitos dos discípulos acabaram sendo perseguidos da mesma forma que Jesus.
Jesus entendeu que nem todos no mundo aceitariam a mensagem do Evangelho e muitas pessoas seriam realmente hostis a ela. Então, ser um discípulo exigia que eles pensassem sabiamente sobre certas coisas. Isso exigia que eles mantivessem seu público em mente, sendo ousados, mas inteligentes.
Jesus nos convida a vivermos uma vida de sabedoria sem perder nossa inocência diante de Deus. Devemos usar de sabedoria quando estamos compartilhando o Evangelho, sabendo que algumas pessoas podem apenas querer nos prejudicar.
Quando pensamos com sabedoria em vez de imaturidade, muitas vezes podemos evitar conflitos ou situações que não são benéficas para nós. Nem todos serão receptivos às boas novas de Jesus. Portanto, em vez de provocar danos a nós mesmos, a sabedoria geralmente nos diz para simplesmente nos afastarmos e seguirmos em frente.
Se você não tem certeza de como obter sabedoria, uma maneira é conhecer cristãos mais velhos do que você e aprender com as experiências deles. Ao fazer isso, gaste tempo conversando com Deus e estudando a Sua Palavra. Certifique-se de que o conselho que você recebe esteja alinhado com o conselho que Deus revela a você por meio das Escrituras. Deus quer te dar sabedoria. Na verdade, Ele a concede a todos que pedem. Então, hoje, peça a Ele sabedoria e inocência e aprenda com as pessoas que já vivem desta forma.