Luxúria. Adultério. Um encobrimento. Um assassinato.
Esses são os grandes erros que o rei Davi está trazendo a Deus no Salmo 51 – um salmo que percorre vários passos de arrependimento e restauração depois de falhar em seguir os padrões de Deus para viver corretamente.
A primeira parte do versículo 11 é uma oração para que Deus não abandone Davi por causa de seu fracasso. Davi sabe que as consequências do pecado são graves. Seu apelo a Deus indica que ele tem um espírito arrependido, contrito e disposto a seguir a Deus.
Em seguida, pede a Deus que lhe restaure a alegria de sua salvação. Se lembra de uma época em que tinha alegria e paixão em seguir a Deus. Mas, nesta fase da vida, ele se desconectou dessa alegria.
E, por último, pede a Deus que lhe dê um espírito disposto a segui-Lo e ouvi-Lo. Davi sabe que uma vida obediente vem por meio da graça e do poder de Deus, e é o poder de Deus que o sustentará.
Há muito a aprender sobre o arrependimento neste salmo e como nos aproximar de Deus quando erramos. Mas podemos ter certeza de que, quando errarmos, Deus não nos abandonará — assim como não abandonou Davi. Ele promete não remover Sua presença de nós. Não há nada que possa tirar o amor de Deus da nossa vida.
Como nossa salvação está segura em Cristo para todo o sempre, podemos realmente experimentar a alegria que Ele torna possível. Podemos passar por períodos em que não nos sentimos alegres, mas isso não muda nosso status diante de Deus.
Se você cometeu erros recentemente, passe algum tempo confessando-os a Deus agora mesmo. Peça perdão a Deus e diga a Ele honestamente como você se sente hoje. Depois, peça poder a Deus para viver uma nova vida seguindo os caminhos que Ele tem para você. E ao orar lembre-se de que Ele sempre o amará. Nada pode separar você dEle.