A carta de Tiago está repleta de sabedoria prática para nossa vida diária. Tiago era irmão de Jesus, então seus escritos estão cheios de ensinamentos semelhantes aos que Jesus ensinou nos Evangelhos.
Tiago 4:17 nos fornece uma definição muito simples de pecado. Tiago diz que o pecado é quando sabemos o que devemos fazer e não o fazemos. É quando temos conhecimento do que devemos fazer e optamos deliberadamente por não fazê-lo.
Há muitas maneiras de aprendermos qual é a coisa certa a fazer. Quando lemos as Escrituras, estamos constantemente aprendendo como Deus quer que vivamos e o que Ele quer que façamos com nossas vidas. Também temos o Espírito Santo dentro de nós que nos guia e nos ensina.
Não temos desculpa para não saber a coisa certa a fazer em quase todas as situações, porque Deus nos disse como devemos agir. Então, quando decidimos não viver de acordo com os caminhos de Deus, estamos pecando.
Mas a beleza do evangelho é que, se pecarmos contra Deus, ainda podemos vir a Ele e confessar nossos pecados. A Palavra de Deus diz que quando confessamos nossos pecados a Deus, Ele é fiel para nos perdoar os pecados, o que significa que Ele não considera nossos pecados contra nós.
Reserve algum tempo para pensar em uma área em que você sabe que não está seguindo o melhor de Deus para sua vida. Confesse seu pecado a Deus e peça perdão. E então, ande na certeza de que Deus o perdoou e providenciou um caminho para você andar em novidade de vida. Agradeça a Ele por Sua fidelidade.