É uma dança complexa – ser fiel com as oportunidades que Deus lhe dá e ao mesmo tempo confiar nEle com as variáveis que estão fora de seu controle.
O escritor de Provérbios, normalmente atribuído ao rei Salomão, disse o seguinte:
“Entregue as suas obras ao Senhor, e o que você tem planejado se realizará.”
Provérbios 16:3 NAA
Parece bastante simples — entregar seu trabalho ao Senhor. Mas é preciso esforço intencional, rendição contínua e confiança genuína.
Ao longo das Escrituras, vemos todos os tipos de trabalho: agricultura, construção, pastoreio, criação de filhos, pesca, tratamento médico, liderança, design, canto, escrita, engenharia e muito mais.
Em sua carta aos crentes romanos, Paulo discute talentos e dons quando diz:
“Deus, em sua graça, nos concedeu diferentes dons. Portanto, se você tiver a capacidade de profetizar, faça-o de acordo com a proporção de fé que recebeu. Se tiver o dom de servir, sirva com dedicação. Se for mestre, ensine bem. Se seu dom consistir em encorajar pessoas, encoraje-as. Se for o dom de contribuir, dê com generosidade. Se for o de exercer liderança, lidere de forma responsável. E, se for o de demonstrar misericórdia, pratique-o com alegria.”
Romanos 12:6-8 NVT
Você pode entregar seu trabalho a Deus ao:
- honrá-lo com seus esforços
- valorizar as pessoas com quem você interage
- devolver fielmente o dízimo
- promover a verdade e o amor
- viver graciosamente e generosamente
- utilizar cuidadosamente o seu tempo
- alavancar sua criatividade dada por Deus para glorificá-Lo
Você pode plantar uma semente em solo bom, posicioná-la para a luz solar ideal e regá-la consistentemente, mas, acima de tudo, foi Deus quem lhe deu a semente e é Deus quem faz a semente crescer.
Nosso trabalho é a obediência, o trabalho de Deus é todo o resto. Portanto, faça o que fizer, entregue seu trabalho, seus esforços e sua vida a Ele — e observe-O trabalhar através de você.