Share on whatsapp
Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email
Share on print

19/4, segunda-feira

Vocação é uma das muitas palavras bíblicas cujo sentido tem mudado e se desvalorizado com o decorrer dos anos. No uso popular, ela tem a ver com nosso trabalho ou carreira. “Qual é a sua vocação?” é uma forma de perguntar a alguém qual é a sua profissão, e “treinamento vocacional” significa treinamento para um ramo específico.

O que é vocação

Na Bíblia, “vocação” tem uma conotação muito mais ampla e mais nobre. Sua ênfase não é no aspecto humano (o que nós fazemos), mas sim no divino (o que Deus nos chamou a fazer).

“Vocação” é uma palavra latina e significa “chamamento”.

No Novo Testamento o verbo grego equivalente a “chamar” ocorre cerca de 150 vezes, e na maioria dos casos refere-se a Deus chamando seres humanos.

No Antigo Testamento, Deus chamou Moisés, Samuel e os profetas; no Novo Testamento, Jesus chamou os doze apóstolos e depois Saulo de Tarso.

Hoje, embora nós não sejamos nem profetas nem apóstolos, ele ainda nos chama para o seu serviço. É maravilhoso o fato de que Deus se importa tanto conosco que nos chama pessoal e individualmente.

Deus é aquele que nos chama:

1Pe 1.15

Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem,

Nós somos chamados por Deus:

Rm 8.28

Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.

Hb 9.15

Por essa razão, Cristo é o mediador de uma nova aliança para que os que são chamados recebam a promessa da herança eterna, visto que ele morreu como resgate pelas transgressões cometidas sob a primeira aliança.

A questão que se nos depara é esta: de acordo com as Escrituras, para que é que Deus nos chama? Qual é a nossa vocação divina?

Universal e Específica

Para responder esta questão acerca da “vocação”, precisamos fazer uma distinção entre o nosso chamado global ou “universal” e os nossos chamados “específicos”.

Nosso chamado global é o chamado de todo o povo de Deus e é, portanto, o mesmo. Nosso chamado específico é o de cada um de nós e é, portanto, diferente.

Todos nós compartilhamos do mesmo chamado universal de Deus; cada um de nós recebeu de Deus um chamado específico diferente.

ORE:

  • Para compreender e seguir a vocação de Deus em sua vida.

ORE POR:

  • Pr. Júnior, Kamila e Pérola;
  • Pr. Tomaz Munguba e Sônia;
  • Miss. Yuri Morais Ribeiro Fonseca -Radical Cristolândia;
  • Miss. Sonu Massey – Ásia;
  • Igreja Batista em Rio Tinto;
  • Fim do tráfico de drogas;
  • Voluntários das casas de recuperação

LEIA MAIS A BÍBLIA: