“Portanto, amem os seus inimigos, façam-lhes o bem e emprestem a eles sem esperar nada de volta. Então a recompensa que receberão do céu será grande e estarão agindo, de fato, como filhos do Altíssimo, pois ele é bondoso até mesmo com os ingratos e perversos.
Lucas 6:35 NVT
Quem é seu inimigo?
Talvez seja a pessoa do outro lado da rua que parece julgar tudo o que você faz. Talvez seja a pessoa nas mídias sociais que odeia o que você representa. Talvez seja alguém que tenta não se importar com você. Ou talvez você não tenha “inimigos”, mas tem pessoas que fazem você se sentir zangado, frustrado e inferior.
Não é nenhum segredo que nosso mundo parece dividido. Sempre parece haver tensão no clima relacional, espiritual e político do nosso mundo. E às vezes parece impossível deixar as diferenças de lado e tratar as pessoas que nos machucam com bondade e graça.
Mas Jesus nos chamou para viver de forma diferente. Jesus nos chama a “amar nossos inimigos e fazer o bem a eles”. E Ele demonstrou como é isso morrendo por todos. Ele deu a própria vida em favor de pessoas que o odiavam… e não esperava nada deles em troca.
Cada pessoa neste planeta – no passado, presente e futuro – é amada por Deus. E Ele chamou cada um de nós para amar os outros como Ele nos ama: sacrificialmente, humildemente e incondicionalmente.
Amar nossos inimigos não significa que devemos nos colocar em situações perigosas ou inseguras, nem significa que devemos ignorar a dor que alguém nos causou. Mas significa que buscamos diariamente representar Jesus mostrando respeito, empatia, verdade e graça às pessoas. Significa que reconhecemos a dor e a injustiça que experimentamos enquanto nunca deixamos de orar para que nossos inimigos aceitem pessoalmente a Jesus.
Foi Jesus quem nos mostrou o que é o amor e o perdão incondicional quando Ele morreu por nós. Foi Jesus que escolheu Paulo, um assassino, e o transformou em um grande evangelista. Foi Jesus quem perdoou Pedro por negá-lo e o separou para construir a Igreja global. Foi Jesus quem amou fanáticos religiosos que o traíram e multidões que tentaram matá-lo.
Quando Jesus nos pede para amar nossos inimigos, Ele não está nos pedindo para fazer nada que Ele já não tenha feito primeiro.
Jesus é bondoso com os “ingratos e ímpios” e isso inclui a nós. Então vamos representar bem Jesus para que outros – até mesmo nossos inimigos – queiram conhecê-lo. Porque quando as pessoas O conhecerem, elas não desejarão permanecer como estão… elas desejarão se tornar mais como Jesus.
ORAÇÃO
Deus, faz-me mais parecido contigo. Tu nunca usas meus erros contra mim; em vez disso, me amas incondicionalmente. Mesmo quando magoo, traio, ignoro ou abandono a Ti — nunca paras de me mostrar graça, bondade e misericórdia. Então, por favor, mostra-me como perdoar os outros como Tu me perdoaste. Mostra-me como respeitar os outros como me respeitas. Mostra-me como amar a todos, até mesmo meus inimigos. Em nome de Jesus, amém.