Há um versículo em Provérbios frequentemente citado de forma pitoresca quando se refere a uma amizade próxima ou um casamento…
“As pessoas aprendem umas com as outras, assim como o ferro afia o próprio ferro.”
Provérbios 27: 17 NTLH
Sim, queremos encorajar, animar e aprimorar uns aos outros emocional, física e espiritualmente. Mas quando realmente pensamos nas implicações de tal descrição, este versículo é tudo menos pitoresco.
O ferro é afiado através do calor, da fricção, de cortes e fatias. À medida que é batido, é remodelado em algo belo, útil e até mesmo melhor do que antes.
A afiação é intencional, mas também pode ser dolorosa. É uma fricção intencional que muitas vezes resulta em um caráter mais puro, forte e afiado. Não somos aprimorados por relacionamentos desatenciosos, descuidados ou involuntários, mas sim por aqueles que amorosamente ajudam a remover o excesso de lixo – aqueles que podem reconhecer e visualizar a obra-prima que Deus quer que sejamos.
Podemos ser aprimorados por mentores, pastores, cônjuges, professores e amigos. Mas também podemos ser aprimorados pelo amigo mais querido que temos – o Espírito Santo. Ele é a terceira pessoa da Trindade e realiza o trabalho de refinamento. O Espírito Santo é como um metalúrgico pessoal e profissional, habilidoso, deliberado, focado, detalhado, confiável e verdadeiro.
Quando nos entregamos ao trabalho de refinamento de Deus dentro de nós, podemos ajudar os outros a ver a obra de arte que há em si mesmos. Portanto, hoje permita que Deus o aprimore. Peça a Ele para revelar as partes da sua vida que precisam ser refinadas e depois se entregue ao trabalho que Ele quer fazer dentro de você.