Pois toda a lei pode ser resumida neste único mandamento: “Ame o seu próximo como a si mesmo”.
Gálatas 5:14 NVT

Você já se perguntou: “O que será que Deus quer que eu faça?”

Se você estiver procurando por um versículo que resuma os mndamentos tanto do Antigo quanto do Novo Testamentos, aqui está o que Paulo escreveu para os crentes em Gálatas…

“Porque toda a lei se cumpre em um só preceito, a saber: Amarás o teu próximo como a ti mesmo”. Gálatas 5:14 ARA

As palavras de Paulo ecoam um mandamento que Jesus nos deu quando foi perguntado sobre qual seria o maior mandamento (Mateus 22:37-40). O que ambos querem dizer, basicamente é: além de amar a Deus com tudo que você é, você deve amar o seu próximo como a si mesmo.

Quem é o seu próximo?

Um judeu, intérprete da Lei, uma vez perguntou a Jesus: “Quem é o meu próximo?” (Lucas 10:29). Então, Jesus contou a ele uma história de um homem que havia sido espancado e deixado semi-morto à beira da estrada. Tanto um sacerdote quanto um levita passaram por lá e ignoraram o homem, mas foi um samaritano que sacrificou seu tempo e dinheiro para ajudá-lo a se recuperar.

Por muitas razões, os Samaritanos eram odiados pelos Judeus. Mas isso não impediu aquele Samaritano da história de demonstrar compaixão. O que Jesus queria que o intérprete (e nós) entendessemos, é que qualquer um, onde quer que estejamos é o nosso próximo e todos são dignos do nosso amor sacrificial.

Você ama a si mesmo?

Quando você possui qualquer necessidade, trabalha até atendê-la. Você não precisa pensar em como tratar a si mesmo, você apenas o faz. O cuidado que demonstramos inconscientemente a nós mesmos é como devemos demonstrar cuidado para com os outros.

Como você pode amar ao seu próximo como a si mesmo?

Se alguém precisa de ajuda com sua casa, trabalho ou fihos, você pode servir com alegria. Se uma família estiver passando por dificuldades financeiras, você pode doar generosamente. Se há alguém em sua vida que não dá um bom testemunho, você pode suprir a lacuna.

Ser um verdadeiro próximo não é sempre conveniente e provavelmente terá um preço para você, mas você ainda pode escolher amá-los como ama a si mesmo. E quando você serve aos outros dessa forma, você está servindo a Jesus também.

Hoje, considere separar um tempo para considerar as pessoas que te rodeiam a quem você poderia ajudar. Em seguida, peça a Deus para te revelar como você pode amá-las e servi-las nesta semana.

ORAÇÃO

Jesus, o Senhor me mostrou o que o amor significa quando se sacrificou para nos salvar. Peço que me conceda a ousadia de amar os outros como o Senhor me amou. Torne-me consciente do Seu Espírito Santo e mostre-me do que as outras pessoas precisam. Permita-me satisfazer as necessidades dos outros amando-os sacrificialmente. Amém.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *