5/4, segunda-feira
Atualmente há um espírito anti-intelectual, que produz pessoas que desistiram de pensar.
1 Co 14.20
Irmãos, deixem de pensar como crianças. Com respeito ao mal, sejam crianças; mas, quanto ao modo de pensar, sejam adultos.
Devemos parar de pensar como crianças. É verdade que Jesus nos disse para nos tornarmos como crianças; mas com isso ele não estava dizendo que precisamos imitar as crianças em tudo.
Paulo nos exorta a sermos crianças no mal (quanto menos sofisticados formos em relação ao mal, melhor); mas em nossa maneira de pensar, acrescenta ele, temos de crescer, tornar-nos maduros.
O uso responsável da nossa mente glorifica o nosso Criador
Deus é (entre outras coisas) racional, e nos criou seres racionais, à sua própria imagem, nos dando, por nossa natureza e nas Escrituras, uma revelação dupla e racional, e espera que usemos nossas mentes para explorar o que ele revelou.
Se Deus fez de nós pessoas racionais, iremos negar este aspecto essencial da nossa criação? Se ele se deu ao trabalho de revelar-se a nós, será que vamos negar sua revelação? De maneira nenhuma.
Usar apropriadamente a nossa mente não é nem desistir da nossa responsabilidade, nem proclamar a autonomia do raciocínio humano, mas, sim, assentar-nos humildemente em submissão aos dados da revelação divina, estudando-os, interpretando-os, sintetizando-os e aplicando-os. Somente assim poderemos glorificar o nosso Criador.
O uso responsável da nossa mente enriquece a nossa vida cristã
Não é possível ter discipulado se sufocarmos a nossa mente. Quando não se tem um verdadeiro entendimento, tudo dá errado, tanto na vida prática como na experiência.
Fé e razão
Muitas pessoas pensam que fé e razão são incompatíveis. Mas estas nunca se contradizem na Escritura. Fé, conforme as Escrituras, não é nem credulidade, nem superstição, nem “uma crença ilógica na ocorrência do improvável”, mas uma tranquila e atenta confiança no Deus que se sabe ser digno de confiança.
Is 26.3-4
3 Tu guardarás em perfeita paz aquele cujo propósito está firme, porque em ti confia. 4 Confiem para sempre no Senhor, pois o Senhor, somente o Senhor, é a Rocha eterna.
Nestes versículos, confiar no Senhor e deixar que a mente descanse firmemente nele são sinónimos; a razão de se confiar nele é que ele é uma rocha firme; e o galardão da fé é a paz. Somente refletindo na imutabilidade de Deus é que a nossa fé cresce. E quanto mais nos damos conta de que ele é imutável, tanto mais firme se torna a nossa fé.
Orientação divina
Muita gente pensa que a orientação divina é uma alternativa para o pensamento humano, para lhes poupar o incómodo de pensar. Elas esperam que Deus dê em seu interior as respostas para suas perguntas e soluções para os seus problemas, sem levar em conta o raciocínio delas. E Deus, é claro, tem toda liberdade para fazer isso; e talvez ele até o faça uma vez ou outra. Mas a Escritura nos dá o respaldo para insistirmos que a maneira normal de Deus nos guiar é racional e não irracional, ou seja, exatamente através dos processos de pensamento que ele criou em nós.
Sl 32.8-9
8 Eu o instruirei e o ensinarei no caminho que você deve seguir; eu o aconselharei e cuidarei de você. 9 Não sejam como o cavalo ou o burro, que não têm entendimento mas precisam ser controlados com freios e rédeas, caso contrário não obedecem.
Se colocarmos lado a lado a promessa e a proibição, o que Deus está nos dizendo é: “Eu prometo que irei guiá-lo, mostrando-lhe o caminho a seguir. Mas não espere que eu o guie como se faz com os cavalos e as mulas (isto é, pela força e não pela inteligência), pelo simples fato de que você não é um cavalo e nem uma mula. Eles não têm ‘entendimento’; mas você tem. Na verdade, eu mesmo lhe dei o precioso dom do entendimento. Use-o! Então eu o guiarei por intermédio de seu entendimento.”
ORE:
- Para que você possa pensar com maturidade e assim glorificar a Deus
ORE POR:
- Ozeane e Família;
- Miss. Noeme e Esdras
- Miss. Joanne dos Santos Saraiva – Radical Sertanejo;
- Miss. Saulo Lima – África;
- Igreja Evangélica Batista de Mamanguape;
- Bom serviço das Polícias;
- Que as Famílias orem mais
LEIA MAIS A BÍBLIA: