Mesmo que muitos não queiram ouvir, cumpra seu ministério

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email
Share on print

Mas estas, acometidas de um estranho estado patológico chamado “coceira nos ouvidos”, irão dar ouvidos a ensinadores que dizem o que elas querem ouvir, ao invés de anunciar-lhes a verdade que Deus quer lhes dizer (vs. 3-4).

2Tm 4.3-4

3 Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos juntarão mestres para si mesmos. 4 Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos.

A indisposição de alguns para dar ouvidos à Palavra de Deus não é razão para nós deixarmos de anunciá-la!

Pelo contrário, Timóteo deve perseverar, ser sóbrio, suportar as aflições e cumprir fielmente o seu ministério, tanto como evangelista quanto como mestre (v. 5).

2Tm 4.5

Você, porém, seja sóbrio em tudo, suporte os sofrimentos, faça a obra de um evangelista, cumpra plenamente o seu ministério.

Uma das maiores necessidades da igreja contemporânea é que se exponha a Bíblia conscientemente.

Existe, por toda parte, uma grande ignorância, até mesmo quanto aos rudimentos da fé.

Muitos cristãos são instáveis e imaturos. E a principal razão para este triste estado de coisas é a escassez de pregadores bíblicos equilibrados, radicais e responsáveis.

Derrame sua vida para servir ao Senhor, a sua recompensa está garantida

2Tm 4.6-8

6 Eu já estou sendo derramado como uma oferta de bebida. Está próximo o tempo da minha partida. 7 Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. 8 Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda.

O clímax da exortação do apóstolo encontra-se nos versículos 6 a 8. Onde ele visualiza a hora de sua partida. De fato, sua vida já começou a ser “oferecida por libação” (v. 6). Relembrando sua carreira apostólica, ele pode dizer que combateu o bom combate, completou a carreira e guardou a fé (v. 7). Ele nada tem a lamentar.

Já com os olhos da imaginação vê “a coroa da justiça” que, no último dia, Jesus, o reto Juiz, dará tanto a ele como “a todos quantos amam a sua vinda” (v. 8).

Seu ministério está chegando ao fim, o que o move a exortar Timóteo a que fique firme na Palavra, permaneça nela e passe-a adiante.

 

Onde estão os “timóteos” dessa geração?

Onde os homens e mulheres evangélicos que estão determinados, pela graça de Deus, a ficar firmes na Palavra, recusando-se a deixar-se levar pelos ventos prevalecentes do espírito deste mundo; que estão decididos a permanecer na Escritura e a viver por ela, relacionando a Palavra com o mundo e obedecendo a ela; e que assumiram o compromisso de passá-la adiante, dedicando-se ao ministério de expor a Bíblia com toda consciência?

ORE:

Pedindo para pregar a Palavra de Deus.

Consagrando sua vida para servir a Deus e compartilhar a Sua Palavra com as pessoas.

INTERCEDA POR:

  • Neuza e família;
  • Pr. João Holanda e Eliete;
  • Miss. Leidane Ribeiro da Costa Barros – Radical Cerrado;
  • Miss. Yasser Martinez Rojas – Cuba;
  • Igreja Evangélica Batista em Areia;
  • Cuidadores de Idosos;
  • Exército

LEIA MAIS A BÍBLIA: