Ligados na Evangélica 16 de agosto de 2020

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email
Share on print

Lugar de Abrigo

Quando o Espírito dirige as nossas vidas a consequência inevitável é que frutifiquemos de seu caráter e isso encontra o ambiente perfeito para se desenvolver nos relacionamentos da Igreja. A Igreja é a comunidade do amor, o lugar de abrigo ideal para o pecador que precisa de ajuda para mudar.

Risonaldo Júnior

Avisos

Live Devocional Encontros com Deus

De seg à sab, 12h30

Ao vivo transmitido pelas Redes Sociais:

Culto Vida na Palavra

19/8, quarta-feira, 19h30

Culto Presencial, também transmitido pelas Redes Sociais:

Live Bora Conversar

Sobre Depressão
com o Psicólogo Ramon Medeiros
20/8, quinta-feira, 19h

Ao vivo transmitido pelas Redes Sociais:

Culto da Juventude

22/8, sábado, 19h30

Culto Presencial

Culto de Domingo

23/8, 18h

Culto Presencial, também transmitido pelas Redes Sociais:

Contribua com a Ação Social IEBSR

Traga a sua doação de alimentos aos Cultos

Conta Bancária para Contribuição

Banco: Caixa Econômica Federal
Agência: 1010
Operação: 013
Conta: 1082-0
Titular: Igreja Evangélica Batista de João Pessoa

Próximos Aniversariantes

Devocional Encontros com Deus

17/8, segunda-feira

Cuidando de quem cai: Restaurando vidas
Gl 6.1-2
Rm 14:1; Hb 12:13; Tg 5:19-20; 2Tm 2:25

A QUEM RESTAURAR? AOS QUE CAEM. Qualquer um pode ser surpreendido em algum pecado. Qualquer pessoa precisa ser restaurada à verdade em algum momento da vida. Pois o pecado nos surpreende em alguma área onde estamos desatentos, ou onde ainda não estamos aplicando a verdade da Palavra. Portanto, é fundamental que estejamos abertos à repreensão, ter um coração receptivo à correção para que possamos ser mais sábios.

QUEM AJUDA A RESTAURAR? OS DOMINADOS PELO ESPÍRITO. Os que agem sob a direção e controle do Espírito são os instrumentos de Deus para ministrar restauração aos que caem.

COMO DEVE SER FEITA ESSA RESTAURAÇÃO? Entendendo que há restauração para o que cai. Ao que falha, os espirituais devem, sob a direção do Espírito, completar aquilo que está faltando, que causou a falha, para que se chegue à perfeição. Com atenção para as próprias fraquezas. Quem cuida do que cai deve manter o cuidado por si mesmo, para que não caia também.
O trabalho de restauração não é um trabalho individual, mas coletivo, comunitário. Começa na iniciativa particular, mas deve rapidamente contar com a colaboração de toda a comunidade na restauração daquele que caiu.

POR QUE RESTAURAR? PARA CUMPRIR A LEI DE CRISTO. Continuamente devemos estar ao lado para compartilhar e aliviar o peso. Levar os fardos uns dos outros cumpre a lei de Cristo, a Lei de amar como Ele nos amou. Quem ajuda os outros a levar os seus fardos, faz isso por Cristo e imitando a Cristo, por ter uma nova natureza como a de Cristo.

ORE POR:
- Pr. Júnior e Kamila;
- Pr. Tomaz e Sônia;
- Miss. Cristiano Carvalho de Souza - Radical Sertanejo;
- Miss. Joseph Curt - África;
- Hosp. Napoleão Laureano;
- Fim dos sequestros

LEIA MAIS A BÍBLIA:

18/8, terça-feira

Cuidando de si mesmo
Gl 6.3-5
Rm 12:3; 1Co 8:2; 11.28; 2Co 3:5; 13.5

NÃO SE ENGANE COM O ORGULHO, MANTENHA-SE HUMILDE. Ninguém deve pensar que é superior, não podendo cair, e que os que caem, são fracos e devem então sofrer por não serem como você, tão capaz e forte. Não há ninguém que esteja imune de cair. Não há ninguém que não precise de ajuda em diversos momentos da vida. Quem não se dispõe a ajudar por pensar que aquele que caiu não vale a pena e não é como você, está enganado.

MANTENHA A AUTOCRÍTICA FUNCIONANDO. Devemos constantemente criticar a nós mesmos. Devemos sempre ter um elevado padrão para nós mesmos. Devemos manter-nos em constante crescimento, desenvolvimento e evolução, nunca satisfeitos e conformados com nosso desempenho. E se percebermos algum progresso em nós, isso deve nos trazer alegria, mas nunca ar de superioridade.

NÃO SE COMPARE AOS OUTROS. Ao examinar-nos, não podemos chegar à conclusão de que somos melhores que os outros, ou que aqueles que caem são fracos. O autoexame e a autocrítica não devem produzir presunção e superioridade.
Aos nos compararmos com os outros podemos chegar a duas conclusões erradas:
• Somos melhores, então nos orgulharemos e desprezaremos os outros.
• Somos inferiores, então nos decepcionaremos e desanimaremos conosco.
Precisamos de um padrão perfeito de desempenho: Cristo, a Palavra de Deus, a Identidade de Deus para nós.

VOCÊ É RESPONSÁVEL POR SI MESMO. Cada um tem que cuidar de sua vida, prosseguindo no discipulado cristão, negando a si mesmo e tomando a sua cruz, levando a carga leve de Jesus.

ORE POR:
- Manuel Bento e Família;
- Pr. João Holanda e Eliete;
- Miss. Emily Caroline Batista Gomes dos Santos - Radical Sertanejo;
- Miss. Joshua Souza - Ásia;
- UBSs;
- Fim dos estupros

LEIA MAIS A BÍBLIA:

19/8, quarta-feira

Cuidando de quem cuida
Gl 6.6

Cuide de quem cuida, ensina e instrui você. Quem faz isso em sua vida?
Os homens e mulheres que se dedicam ao ensino da Palavra e ao cuidado espiritual do povo de Deus são muitas vezes os esquecidos pelo cuidado da Igreja.
É necessário restabelecer o cuidado mútuo como a prática padrão do povo de Deus.
Quando a Bíblia declara que quem está sendo instruído na Palavra partilhe todas as coisas boas com quem o instrui, é necessário enfatizar TODAS AS COISAS BOAS. A Igreja precisa aprender a abençoar o seu pastor em todas as coisas boas, com generosidade e gratidão, honrando a Deus pela vida daquele a quem Ele colocou em sua vida para o instruir.

ORE POR:
- Marcos e Família;
- Pr Joaquim (Moçambique);
- Miss. Marivania Santos Batista - Radical Sertanejo;
- Miss. Josué Lima - Ásia;
- UPAs;
- Fim dos tiroteios

LEIA MAIS A BÍBLIA:

20/8, quinta-feira

Cuidando de sua plantação
Gl 6.7-8
Rm 2:6; 2Co 9:6

NINGUÉM PODE ZOMBAR DE DEUS. Deus pode ser zombado? Deus não é zombado, pois o que o homem faz, não afeta a Deus, mas sim ao homem. Deus não colhe o que o homem planta, o homem é quem colhe o que planta.
Mesmo quando parece que estamos desprezando Deus e ferindo-O, na verdade, estamos plantando aquilo que colheremos.

O QUE PLANTAR, COLHERÁ. O homem colhe o que planta. Ele sofre as consequências de todas as suas decisões, escolhas e atitudes.
Qual é a qualidade de sua plantação?
O que você vai colher?

PLANTAÇÃO NA CARNE, COLHEITA: DESTRUIÇÃO. Quem semeia na carne colhe destruição. A carne é o modo de vida que, enganosamente, despreza a Deus, em uma tentativa de autonomia, sob o governo dos desejos e ambições homem, conforme Satanás. A carne é o homem no controle.
É louca essa forma de viver, pois produz destruição, completa decadência, corrupção, morte interior e eterna.
O homem segundo o homem trará sobre si o que tanto almeja: a completa inimizade de Deus.

PLANTAÇÃO NO ESPÍRITO, COLHEITA: VIDA ETERNA. Quem semeia no Espírito colhe vida eterna. O Espírito é contrário a carne, pois a vida sob o Espírito é o modo de vida resultante de conhecer, relacionar-se com e depender de Deus. Deus é o centro da vida no Espírito. A vida no Espírito é a vida verdadeira, pela qual o ser humano foi criado. A vida no Espírito é Deus no controle e no governo.
É maravilhosa a vida no Espírito, pois produz vida eterna, vida verdadeira, que tem sentido e que vale a pena ser vivida.

ORE POR:
- Carla e Família;
- Pr Jone e Leide (IEB Pilões);
- Miss. Wicttoria Souza de Oliveira - Radical Sertanejo;
- Miss. Josué Lobaina Marzo - Cuba;
- Crianças vítimas de abusos sexuais;
- Fim dos furtos

LEIA MAIS A BÍBLIA:

21/8, sexta-feira

Cuidando em fazer o bem
Gl 6.9
2Ts 3:13; 1Co 15:58; Hb 10:36

NÃO SE CANSE DO BEM. Sendo assim, o cristão não deve pensar que conseguirá desprezar a Deus, deixando de fazer o bem. Deixar de fazer o bem trará uma colheita de destruição para o que assim o faz.

FAZER O BEM DARÁ A MELHOR COLHEITA. O bem plantado será colhido no tempo apropriado, pois cada plantação tem seu tempo apropriado. O bem semeado será colhido se não deixarmos de continuamente perseverar em praticar o bem.

QUEM DEIXA DE FAZER O BEM, FAZ MAL. Quem não continua vigoroso e corajoso na prática do bem, na hora em que fraquejar, caindo na corrupção, terá perdido o bem praticado.
A corrupção é para a prática do bem assim como uma mancha em uma roupa que estava limpa. Na hora em que a mancha apareceu a roupa deixou de ser limpa. É como o barulho e o silêncio, no momento em que houver o menor ruído o silêncio foi perdido.

ORE POR:
- Ceiça e Família;
- Pr José Arimateia (IEB Cuitegi);
- Miss. Sérgio e Márcia Mendes da Silva - Paulo Afonso, BA - Missionários em Formação;
- Miss. Joy Massey - Ásia;
- Fim do abuso sexual contra crianças;
- Fim do tráfico de drogas

LEIA MAIS A BÍBLIA:

22/8, sábado

Agora é tempo de plantar o bem a todos
Gl 6.10
Jo 9:4; 1Ts 5:15; 1Tm 6:18; Pv 3:27

AGORA É TEMPO DE PLANTAR. A prática do bem é necessária. É urgente! Por isso não devemos perder nenhuma oportunidade. Na verdade, devemos ser caçadores de oportunidades de fazer o que é correto.

O BEM A TODOS. Praticar o bem é altruísmo, contrário de egoísmo. Praticar o bem direciona-nos a beneficiar os outros, a todos os outros. Quem vive sob o Espírito beneficia a todos. Em todos os ambientes e relacionamentos é alguém que beneficia, que acrescenta, que contribui, que faz bem, que é necessário. Quem pratica o bem é necessário a todos em todo tempo.

COMEÇANDO ENTRE OS IRMÃOS. A prática do bem para com os outros tem onde começar: entre os irmãos que formam a família da fé em Deus. Vivendo sob o Espírito, a família da fé é comunidade do bem, da prática do que é nobre, certo e correto. A família da fé precisa, por causa da obediência a essas ordens aqui anunciadas, ser o ambiente onde todos são abençoadores, praticantes do bem, fazem a diferença. Mas é também o ambiente onde todos são abençoados.

ORE POR:
- Maria Helena e Família;
- Pr Josué e Marliete;
- Miss. Lizabeth Soares de Lima - Radical Sertanejo;
- Miss. Juan Jose Girante - Cuba;
- Crianças exploradas em trabalhos forçados;
- Fim da pirataria

LEIA MAIS A BÍBLIA: